sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Sintonia com Deus, a chave da musicalidade



É impossível fazer menção ao músico cristão sem pensar na quantidade impressionante de versículos bíblicos que mencionam a música, os cânticos, os cantores, o louvor, a adoração, o regozijo e os instrumentos musicais. Lendo a Bíblia dá pra perceber que Deus é o “Senhor” da música. São muitos os exemplos mas quero me deter com você sobre a necessidade de estarmos afinados completamente para que a nossa música tenha um som ideal. “A banda e o coro se uniram como se fossem um só para louvar e dar graças ao Senhor”. Os hinos cantados eram intercalados com toques de trombetas, de címbalos e o som forte de outros instrumentos de música – todos louvando e dando graças ao Senhor. A letra do hino que eles cantavam e tocavam dizia assim: “Ele é bom! E sua grande bondade dura para sempre!”. Naquele momento a glória do Senhor, descendo como uma nuvem brilhante, encheu o templo...” (2 Crônicas 5:13-14). Precisa haver sintonia entre nós músicos . Podemos buscar esta sintonia no testemunho de uma vida nova em Cristo. “De modo que se alguém está em Cristo, nova criatura é”. (II Coríntios 5:17). Uma sintonia em nossa maneira de agir diante das pessoas com quem convivemos e na maneira de nos apresentar - “Rogo-vos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus..., e não vos conformeis com este século, mas transformai-vos....” (Romanos 12:1,2). Não podemos deixar de pensar que precisamos também manter uma sintonia técnica. Quando Davi nomeou os músicos para o transporte da Arca da Aliança descrita em 2 Crônicas 15, ele encarregou a música à pessoas que sabiam o que estavam fazendo, ou seja, pessoas preparadas na música. Você tem idéia do privilégio de ser escolhido por Davi, para conduzir a música nesta celebração? O primeiro critério da nomeação foi: que se “santificassem preparando-se para o serviço”. Parafraseando os ensinos de Paulo em 2 Tm 2:15 . Que sejamos preparados com uma sintonia constante com o nosso Deus em comunhão e leitura da Bíblia e tecnicamente manejando bem as nossas partituras não tendo do que se envergonhar.


Nadir Ferreira Quadra

Líder do Ministério de Música e Jardim Master

Nenhum comentário:

Postar um comentário