quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O DEUS QUE SONDA



“Senhor, tu me sondas e me conheces...” Salmo 139:1

Sondar significa examinar com cuidado, prescrutar, investigar, tomar conhecimento detalhado. Ao compor o Salmo(139), Davi nos possibilitou conhecer o poder de Deus de uma forma como até então não tinha sido expressa pelos escritores do Antigo Testamento. Ezequiel o apresentou como Jeová Shamá, Aquele que está sempre presente; Abraão nos revelou o Jeová Jiré, o Deus da provisão; Moisés após uma vitória em uma batalha o chamou de Jeová Nissi, o Senhor é a nossa bandeira; Gideão o chamou de Jeová Shalom, o Senhor é a nossa paz. E Davi nos mostrou que Ele é o DEUS QUE SONDA. Saber que alguém nos conhece é uma coisa, mas que nos conhece “intimamente” é outra bem diferente. É bem verdade que poucos de nós vê isto como um benefício, uma bênção. Muitos de nós temem serem conhecidos. Escondem tanto, que passam a viver como agentes secretos, cheios de passaportes, identidades falsas e possuem um verdadeiro pavor por serem descobertos. O Deus que sonda torna ridícula esta possibilidade. Não podemos nos esconder dEle fisicamente, e nem mesmo esconder dEle quem somos no mais profundo do nosso ser. Davi detalha este conhecimento: Ele nos viu ainda informes no útero materno. Davi aprofunda um pouco mais, e declara que Ele nos viu antes mesmo de existirmos, porque ele determinou na eternidade todos os nossos dias, quando nenhum deles havia ainda. Isto é maravilhoso demais. Não preciso surpreender Deus, e nem tentar ganhar a sua simpatia através das minhas habilidades políticas. POSSO SER EU MESMO. Minhas palavras nunca irão ludibriá-lo; minha performance nunca irá enganá-lo. ELE É O DEUS QUE SONDA, ELE SABE DE TODAS AS COISAS. Isto é uma benção. Ele me ama exatamente como eu sou - com as minhas debilidades e fragilidades; com meus altos e baixos; com as minhas frustrações; com as minhas dores e angústias; Ele te ama muito mais do que você possa imaginar. Pois como disse Philip Yancey: “Não podemos fazer nada para que Ele nos ame mais ou menos.”

Pr.Marcos Davi Ferreira de Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário