quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

UM PRESENTE PARA DEUS


Talvez a história contada por Jesus mais recontada por seus discípulos em toda a história seja a que ficou conhecida como “Parábola do Filho Pródigo”. Esta história também cativou meu coração cada vez que releio percebo algum tesouro escondido, algo que ainda não tinha observado; foi assim nesta última semana.


Algumas vezes eu tenho certeza de ser o Filho mais novo, aquele que parece ter falta de algo, aquele que nunca percebeu que tudo que é do pai lhe pertence, aquele que está insatisfeito.

Então o meu coração se levanta em um ato de rebeldia e exclama: “Pai, me dê o que é meu!”

Você às vezes se sente assim? Olha as pessoas que não são “Filhos” se dando tão bem na vida, usufruindo. Alguém te oferece algo e você diz, não posso, se eu fizer isso o meu Pai vai ficar bravo comigo. Ah se eu não estivesse na casa do Pai! Será apenas uma questão de tempo para que você fuja para o Mundo. Você olha pela cerca e é tão bonito lá fora!

Não concordo que se chame esta história de “Parábola do Filho Pródigo” porque quem a chamou assim se esqueceu que existe outro Filho, o Filho mais velho. Um Filho que aparentemente é bom, mas que Satanás também já roubou algo de seu coração.

“Pai, o Senhor nunca me deu um novilho para matar com meus amigos, agora este ai me aparece e...”. “Não me sinto bem pago por ser obediente! Acho que o Senhor não é grato por meus serviços!” Ambos os Filhos se parecem conosco.

Por trás da rebeldia de ambos está uma carência existencial, está a carência de ter tudo. Não nos contentamos com partes. Os seres humanos têm como prerrogativa a necessidade de serem aceitos, serem respeitados e fazerem parte do todo. Ter tudo, não se contentam com partes. Ainda bem que o Pai desta história é o nosso “PAI CELESTIAL”.

Para Ambos a resposta é a mesma: “Meu Filho, tu sempre estás comigo; tudo que é meu é teu” (Lucas 15.31). Em Deus não temos necessidade de nada, porque NELE tudo nós temos.

É como aquela parábola do tesouro escondido no campo, encontramos um tesouro que é o próprio Deus e seu reino, então abrimos mão de tudo. Nossa vida então se torna um presente para Deus, não precisamos mais dela. “Nunca deu, quem deu do seu, sem dar de si.” Isto também nos remete ao nosso próximo afim de que como Filhos nos tornemos um com Ele e co os outros, assim como a trindade: “afim de que todos sejam um; e como és tu ó pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.(João 17.21) Palavras do próprio Jesus.

Quando descobri esta verdade pude abrir mão da minha vida! Em Deus tenho tudo e não parte, minha vida têm significado e posso entregar ao meu próximo como um presente ao próprio Deus. Meu desafio a você é, entregue tudo! Que neste Natal a sua vida por inteiro seja um presente ao aniversariante, um presente para Deus.

Pr.Rogério Quadra

Nenhum comentário:

Postar um comentário