Fazendo o que dá certo
I Crônicas 14: 8 - 17
“As pessoas fazem o que dá certo”, a profundidade desta expressão está em que as pessoas geralmente reproduzem as ações que as levaram ao resultado favorável, ou a alguma compensação.
Todavia, repetir o que deu certo não é garantia de sucesso futuro, lembrando ainda que nem tudo que dá certo é certo.
Neste aspecto, as vitórias, muitas vezes, acabam se tornando grandes inimigas do sucesso para aqueles que não sabem explicar porque chegaram naquele resultado favorável.
A Bíblia conta a história do Rei Davi, no primeiro livro das Crônicas do reis de Israel, capítulo 14 de 8 a 17, narrando que quando ele se viu cercado pelos inimigos, buscou a orientação de Deus como primeira medida, seguiu então os planos do Senhor que o conduziu à vitória. Mais tarde, o mesmo inimigo fez nova investida contra o reino. Todavia, o Rei Davi não enxergou as estratégias militares, da última vitória, como o fator decisivo do sucesso, mas em sua visão, mais ampla, reconheceu a dependência de Deus, então novamente buscou ao Senhor e recebeu nova vitória.
Quando alcançamos êxito em algumas atitudes estratégicas diante dos problemas da vida tendemos a reproduzi-las em novas oportunidades. Contudo, o desafio é a busca de Deus em toda situação, como primeira medida e principal estratégia e não a reprodução, mecânica, do que já deu certo anteriormente. Aprenda com o Rei Davi a não dar um passo sem Deus.
“Podemos muito bem fazer planos para o nosso futuro, mas o resultado final é o Senhor Deus que produz.” Provérbios 16:1 (BV)
Portanto, o que dá certo é esperar em Deus, pois assim Ele irá adiante de nós.
“Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera”.
Isaías 64:4
Um grande abraço. Luís Palmeira